segunda-feira, 24 de maio de 2010

DERROTA, PREJUÍZOS E... HOMBRIDADE!

Fael, volante, jogador do IVA/2009
A situação ainda não está resolvida. O IVA perdeu a quarta partida em quatro jogos. É o penúltimo colocado, ficando apenas na frente do Racing pelo saldo de gols. Mas a postura mudou. A derrota por 4 x 2 para o atual líder, o Faisão, foi vendida cara.

O árbitro foi infeliz. Em dois lances cruciais no primeiro tempo, duas expulsões certas do Faisão que não foram "corroboradas" pelo apitador.

No primeiro lance, nosso atacante Trakinas (foto) entrou sozinho de frente com o goleiro, foi puxado pelo zagueiro, o último homem. No segundo, o mesmo entrou sozinho e outro zagueiro desferiu uma cotovelada no mesmo. Nas duas ocasiões, o juíz deu amarelo. Lembrando que no primeiro lance o jogo estava 1 x 0 para o IVA, já no segundo, O IVa dominava e vencia por 2 x 1. Os erros não pararam por aí, o gol de empate do Faisão, saiu de uma cobrança de falta ensaiada, falta que não houve.

Em suma, o IVA foi prejudicado pela arbitragem. Mas uma coisa os "homens de preto" não puderam arrancar dos Azuis: a hombridade. Perdemos sim, estamos na tabela, mas desta vez caímos de pé. Provamos para todos que a derrota humilhante para o Renegados (1 x 5) foi acidente de trabalho.

No próximo sábado, dia 29/05, às 15h, é dia de derby. Independente e Pedreira se enfrentarão pela primeira vez na história, mas isso é assunto para ser discutido (com calma e prudência) nos próximos posts durante a semana.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

CRISE: POR QUE O IVA SÓ PERDE?


O campeonato mais esperado do ano já começou e o IVA ainda não venceu, sequer conquistou ponto. Foram três jogos e três derrotas. O dois primeiros jogos foram derrotas aceitaveis, pois vendemos caro.

Já no último jogo, diante do Renegados (derrota de 5 x 1), considerado por muitos como os primeiros três pontos do IVA no campeonato, foi desastroso. Como explicar a sequência negativa do time no campeonato?

Um time que foi reforçado e alçado como um dos sete certos na segunda fase. Por que este time não vence afinal? Uma série de fatores podem estar colaborando para o fracasso (por enquanto) do Independente de Vista Alegre no Campeonato.

- A prepotência do seu treinador ao submeter seus desejos pessoais na frente do interesse do time, vide seus discurso sobre seu desejo pessoal de vencer o Renegados (perdeu e de muito) e ao considerar o jogo diante do Pedreira o jogo do ano, o que na verdade será apenas mais um jogo do IVA em 2010. E ainda não acertou a mão na escalação e vem errando constantemente nas substituições.

- As principais peças que foram chamadas para reforçar o time ainda não renderam o esperado, vide Fabinho Macarrão, Bruno Macaco e o meia Juninho que ainda não estreou devido a uma contusão na fase de preparação nos amistosos.

- A irregularidade dos seus laterais.

- A inexperiência da dupla de zaga e a inconstância do seu goleiro.

- Intranquilidade na hora da finalização dos seus atacantes.

- A improdutividade de seus meias e as falhas constantes de seus volantes.

Todos esses fatores podem estar ligados ao insucesso do IVA no campeonato, mas a verdade é qua ainda faltam oito jogos e ainda há muito que se jogar, o espírito de luta do time tem de voltar e com isso, os Azuis voltarem a ter respeito pelos adversários que andam pisando cruelmente sem dó na família Independente.

Há de se mudar muita coisa, a começar pela mentalidade do treinador, que sem dúvida conhece futebol, mas não vem sendo muito feliz nessa empreitada. Terça-feira, dia 18 de maio a diretoria se reúne para definir mudanças no time e comando técnico, os rumores são fortes para queda do técnico Marquinhos.

Se não bastasse tudo isso o IVA enfrente o atual líder e bicho do papão do campeonato no próximo sábado, dia 22, às 15h, o Faisão. A crise está instalada. A semana será de decisões.