HISTÓRICO

Fundado em 10 de abril de 2009, o Independente de Vista Alegre mais conhecido como IVA, foi criado por Marcos Benjamin junto ao seu pai, Sallim de Assis, depois de muita insistência dos amigos que pretendiam se reunir uma vez por semana para tradicional pelada dos sábados.

Marquinhos, relutou mas acabou cedendo a "pressão" e criou o nome Independente de Vista Alegre, nome que segundo o próprio, foi criado para seguir uma linha independente, sem amarras, sem panelas, sem compromisso.

Com o lema "Time de amizade, time de qualidade" o IVA foi ganhando seriedade, o "sem compromisso" de outrora, foi ficando para trás, mesmo quando os resultados não eram dos mais favoráveis.

Os azuis começaram jogando no campo de Vista Alegre (sua casa atual) mas foi no Filhos de Irajá que as primeiras páginas de sua história foram redigidas. Honrando seus compromissos, pagando tudo em dia (taxas de campo), o IVA foi conquistando seu patrimônio. Uniformes, bolas, camisas de passeio, bomba de bolas, mascote (rs!) e até bandeirão. O IVA hoje é um time estruturado.

O ambiente familiar sempre foi a marca do Independente de Vista Alegre. Mesmo não obtendo resultados dentro de campo, muitos jogadores desejavam jogar pelo clube, pois o clima harmonioso era o que chamava mais atenção.

Desde sempre, o IVA hoje vive de três vertentes: Amizade, Paixão pelo futebol e independência financeira, toda ela construída pelos sócios (os jogadores). O clube não recebe verba externa de nenhum fim comercial. Assim como nenhum dirigente é remunerado. Todo recurso que entra no caixa do IVA é para IVA.

A aliança de amigos hoje é o grande trunfo para a estrutura do IVA que já ganhou muitos admiradores pelo bairro. E como a legião de apaixonados já ultrapassava o limite de jogadores para um time normal, o IVA Ferrabrazes foi criado em 16 de junho de 2010, para não deixar morrer o ambiente familiar das tradicionais peladas de sábados. Atualmente, o Independente possui dois quadros de futebol e 63 privilegiados jogadores tiveram a honra de vestir a camisa azul e branca.

O atacante Rodolfo é o maior artilheiro da história do IVA, com 14 gols. O polivalente Jorginho, é o recordista em número de jogos, 32. O atual presidente, Marquinhos é o técnico com maior presença a beira do campo, 26.