domingo, 26 de julho de 2009

I.V.A EMPATA SEU PRIMEIRO JOGO EM 16 JOGOS

Foto: Filipe Falcãoo zagueiro Marcelo Cabaço (de pé) tenso. Ao fundo, Baiano(esq.) e Jorginho(dir.)

Em um jogo equilibrado, o Independente de Vista Alegre empatou neste último sábado (25/07), com o time da Rua Guatemala da Penha em 3 x 3. Os gols dos Azuis foram marcados pelo meia Marcelo Poliba, o atacante Rud de penâlti e o volante David.

O JOGO

Desde o início, o jogo se desenhava igual. O Guatemala mostrou-se um time forte e consistente com excelente jogadores. Os Azuis de Vista Alegre entraram em campo com objetivo de conquistar sua oitava vitória em 16 jogos, igualando-se assim os tão sonhados 50% de aproveitamento (8 vitórias e 8 derrotas) em apenas três meses de vida.

Somente aos 28 do primeiro tempo (são 35 minutos cada tempo) o primeiro zero foi tirado do placar. Em uma falta quase na linha da grande área, o meia Marcelo Poliba bateu e a bola desviou no atacante Rud e entrou, I.V.A 1 x 0.

Vídeo: Filipe Falcão


No finalzinho da primeira etapa o segundo gol dos Azuis de Vista Alegre. Em um penâlti sofrido pelo meia Marcelo Poliba, o destaque do I.V.A no jogo, o atacante Rud cobrou e converteu, I.V.A 2 x 0.

Vídeo: Filipe Falcão


Mas nos acréscimos do primeiro tempo, um chute de fora da área cruzado e forte e ainda com campo molhado, dificultou a vida do goleiro Thiago Petenho e o Guatemala diminuiu, I.V.A 2 x 1. Jogo ainda estava aberto. Emoções guardadas para etapa final. Na saída para o intervalo o goleiro do Independente se explicou: "Com o piso molhado e ainda a visão encoberta, não deu para catar aquele chute. Não podemos deixar chutar, o campo está traiçoeiro.", reclamou o goleiro.

Foto: Filipe FalcãoO técnico Marquinhos orienta seus jogadores durante o intervalo

Sem alterações no intervalo, o I.V.A começou o segundo tempo relaxado e logo aos 2 minutos tomou o gol de empate em uma bela jogada individual do atacante Renan, 2 x 2.

Com o placar igual, a rapaziada da Penha se animou e passou a dominar o jogo, o lateral-esquerdo João se destacava no apoio ao ataque. Em um lançamento errado do Guatemala, uma bola fácil, o zagueiro Alex Feijão ao dominar escorregou e o atacante Renan recuperou a bola e invadiu a área tocando sem chances na saída de Petenho, era a virada. Guatemala 3 x 2.

Em desvantagem no placar, o técnico Marquinhos lançou o I.V.A ao ataque, tirou o meia Diego Chuck e colocou o agora atacante Paulo Victor aberto na direita. Tirou o zagueiro Rubinho e colocou o agora também atacante, Filipe Falcão. Com isso, Paulo Victor e o lateral-direito Thiago Baiano se revezavam na direita, anulando a principal jogada do time da Penha, o apoio do lateral-esquerdo João.

Com uma postura avançada e marcando sob pressão, os Azuis de Vista Alegre empataram o jogo. Com toques rápidos de pé em pé, o jogo foi rodando até encontrar o volante David na intemediária livre, que ajeitou o pé e chutou forte, rasteiro, colocado no canto esquerdo do goleiro. Tudo igual, 3 x 3.

A partir daí só deu I.V.A. Com maior posse de bola e jogando no campo do adversário, os Azuis de Vista Alegre continuaram em cima. Mas consistência defensiva do adversário surpreendia. Em momento algum, nenhum jogador de Vista Alegre ficou em condições claras de marcar livre, cara a cara com o goleiro.

Com duas bolas na trave no final e um chute que passou rente ao gol nos acréscimos, a partida terminou mesmo empatada: I.V.A 3 x 3 Guatemala.

Na saída para os vestiários o atavcante Paulo Victor analisou: "Fizemos de tudo, o Marquinhos soube anular a principal jogada deles ali pela esquerda e assim empatamos e controlamos o resto do jogo. Infelizmente para nós, o adversário é muito bom, soube se defender. Mérito para eles. Mas mostramos novamente que este time é de qualidade. Para quem não acreditava taí, padrão de jogo, elenco fechado e boas opções para o nosso treinador.", detalhou o atacante.

No próximo sabádo, dia 1º de agosto, o I.V.A enfretará o Irajax, às 9h no mesmo local. O mesmo adversário que há três meses atrás massacrou os Azuis por 6 x 1.

O técnico Marquinhos alertou para o jogo e os próximos desafios do mês: "Agosto será um mês muito complicado em termos de jogos. Teremos três jogos dificílimos, a começar pelo próximo contra o Irajax. Os caras jogam juntos há mais de 10 anos. Já o enfrentamos e sabemos de sua força, mas são épocas distintas, tínhamos naquela época apenas um jogo e o time estava em formação. Nem "Azuis" nos éramos.", explicou o treinador se referindo na época que o I.V.A nem uniforme tinha, jogava com um uniforme laranja do "falecido" Colina.

Foto: Arquivo I.V.A - Filipe Falcão / 25.04.2009
Paulo Victor (primeiro plano) observa Poliba (camisa 10) dar combate no meio campo: I.V.A. 1 x 6 Irajax

Ainda sobre aquele jogo Marquinhos explicou: "Hoje, estamos com estrutura, uniforme, elenco, padrão de jogo e com 16 jogos nas costas. Desta vez, eles não encontrarão tanta facilidade, será de igual para igual. Quem vier para o Filhos de Irajá sábado que vem, verá um grande jogo." completou o treinador.

Seria a hora da forra?

Um comentário: